quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Os melhores comerciais que você nunca viu

Um produto deve satisfazer alguns critérios para conquistar determinado público alvo.

Dentre estes critérios, os de menos importância são qualidade e funcionalidade. No topo desta lista de tarefas a que são submetidos o departamento de vendas das grandes empresas está “a campanha publicitária”.

Este é o maior evento, por assim dizer, que envolve o lançamento de um produto.

Essas campanhas envolvem um montante de dinheiro astronomicamente alto, são compostas de promoções, virais destinados à rede mundial de computadores, blogs promocionais, outdoors e os fodasticos comercias de televisão.

Esses últimos geralmente constituem a etapa mais esperada e mais trabalhada de uma campanha publicitária. As grandes agências gastam milhões nesses comerciais, utilizam intensamente as suas maiores mentes criativas, transpõem limites e as vezes “morrem na praia”. Já pensou, o seu maior trabalho, a sua “Monalisa”, a sua “Imagine”, ser censurada por um comitê qualquer que acredita que o material é impróprio, escandalizador, “legal de mais pra ser visto por todo o mundo” e etc!?!?!?

Pois é, alguns dos melhores comerciais de TV já feitos nem ao menos foram divulgados da maneira como merecem.

Mas isso não quer dizer que foram trabalhos em vão. Esses projetos perderam o espaço “legal” e ganharam a internet, onde têm chance muito maior de serem vistos do que os convencionais.

Abaixo estão os 10 melhores vídeos promocionais (segundo o "Cemitéro de Estudantes") que você nunca virá na TV aberta ou por assinatura.



  1. Bridgestone - (sem palavras)
  2. Pepsi - Grande batalha da guerra entre Pepsi e Coca-Cola
  3. Soesman (escola de inglês) - Se os olhos não veêm o coração não sente?
  4. Xbox 360 - É, a vida é curta
  5. Pepsi - Gladiadoras gostosas cantando um classico do Rock'n'Roll
  6. 7up - Perdeu playboy
  7. Pepsi - super-produção com super-craques
  8. Nike - Idem ao de cima
  9. Levis - Batuta
  10. John West - Sacanagem com o urso

5 comentários:

Thiago disse...

Topico muito pertinente, e não porque tbm faço parte da equipe "cemiterio de estudantes"!

Como integrante do blog, tbm acho importante ressaltar que perante o mundo, ou pelo menos os paises que constituem uma certa elite, o Brasil é visto como um dos países mais forte no meio da publicidade por seus comerciais criativos e diversas outras caracteristicas que os "gringos" encontram em nossa mídia.

Fica facil de entender o pq. Lá fora, quando alguem tem uma criatividade a altura (se não muito melhor!) sua criação é, sem cerimonia nenhuma, banida (literalmente) do meio. Agora imagine se ja é ruim apostar em 'time que está perdendo', com certeza é devastamente frustante apostar em 'time que não se pode jogar', ainda mais depois de investimentos em importâncias enormes.

Por essas e outras que saímos com a fama do país mais liberal do mundo (que fazem com que esqueçam até a Holanda, rs).

Se essa liberdade é boa ou ruim, cabe a você, leitor, julgar...

PH disse...

O protesto do Thiago é digno de um post.
Nós, brasileiros, temos poucas coisas invejaveis em nosso país (sem contar as riquesas naturais), mas uma delas é a liberdade de expressão pós regime militar.
Todo mundo escreve, publica, grava e faz o diabo com o que tiver em mente.
Como já foi dito, se bom ou ruim vcs dirão

Camila Devides disse...

"Liberdade, essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique
E ninguém que não entenda"

=*

CARLINHA

Anônimo disse...

eita sem tempo de ler td isso
+ o Ph é muito especial
boa noiteeeeeeeeeeee

Priscila disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.